quinta-feira, 28 de maio de 2009

A História da fibra do buriti



O buritizeiro é uma palmeira amazônica facilmente encontrada no norte do Maranhão. De tronco fino e alongado, copa pequena e circular, a árvore pode alcançar os 35 metros de altura. Resistente, a palmeira se adapta melhor em terrenos alagados à beira de rios e igarapés.
Também chamado de miriti, o buriti é a fruta do buritizeiro. Semelhante a um coquinho, ele possui uma casca dura, de coloração vinho-avermelhado e coberta por desenhos que lembram escamas. A polpa do buriti é amarelada e geralmente é usada na culinária como matéria-prima para doces e bombons.
Além de utilizado comercialmente no artesanato e na culinária, o buritizeiro é fundamental para os ribeirinhos em seu dia-a-dia. As folhas da palmeira são usadas para fazer corda ou servir de teto de casas mais humildes. Os troncos podem ser utilizados na feitura de trapiches e estivas ou perfurados para que seja extraída uma seiva açucarada que, depois de tratada, pode servir de adoçante.

3 comentários:

  1. buriti, miha cidade, buriti é uma cidade floresta

    ResponderExcluir
  2. Tentei contatar vcs plo e-mail, ou telefone mas não consegui. Gostaria de saber preços, condições e transporte de 30 m2 de esteira de buriti p Natal / RN. Por favor aguardo contato. att carlos bambu

    ResponderExcluir
  3. AH SIM! PERDÃO MEUS CONTATOS: cedanatal@yahoo.com.br / 84 - 96515265 / 84 - 91471569

    ResponderExcluir

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros